quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Sobre enxergar

Estou aprendendo a olhar. Nem tanto olhar, mas ver. Digo mais, estou aprendendo a enxergar. Enxergar a velha senhora que vive escondida em sua casa esperando um dia um milagre que lhe permita viver um pouco mais. Enxergar o irmão, o pai, a mãe, as crianças da casa e a funcionária.

Estou tentando enxergar o mundo, enxergar a natureza, os seres humanos, todo mundo. Penso que dentro de poucos dias vou conseguir, se tudo correr como espero. Vai ser um pouco duro, mas quando conseguir enxergar posso passar para a próxima etapa, que é me aproximar.

O natal está chegando e, sim, eu sou daqueles que olha para trás e faz um balanço do ano que passou, daquilo que pude construir, e até daquilo que fiz de melhor. E com certeza posso assegurar que enxergar não foi meu forte. Esqueci de enxergar o cachorro que passa por acaso em frente de casa, o passarinho que entra na piscina de casa para tomar água. Esqueci, que culpa tenho? Nem passou pela minha cabeça que isso iria fazer falta.

Mas fez. O ano passou e eu não enxerguei a maior parte das coisas que passou. Fica aquela sensação de incompletude, de dever não cumprido. Mas precisei fazê-lo; tive que esquecer para relembrar, para trazer de volta com mais intensidade, para revelar o sentimento escondido no momento oportuno.

Espero não ter decepcionado os meus mestres, os meus observadores, os construtores do conhecimento. Mais do que isso, espero não ter desrespeitado os manuais, as enciclopédias e os livros. Se abandonei-os, foi por motivo de força maior: foi para poder enxergar.

2 comentários:

  1. E que bom que às vezes somos capazes de perceber isso a tempo. Qtas vezes nos concentramos em problemas pequenos e deixamos de "enxergar" o resto do mundo e até a nós mesmos??? Acho q esse deve ser um exercício constante, saber se voltar pra dentro, sem deixar de ver o q se passa lá fora.
    Bjussss Joca!
    (ps): to te seguindo! \o/

    ResponderExcluir
  2. gosto.
    Enxergar é, mesmo, o mais difícil.

    ResponderExcluir