domingo, 10 de janeiro de 2010

Humanos

A existência humana é algo um tanto complicado de entender. Vivemos 60, 70 ou mesmo 80 anos e mesmo assim não entendemos um grão de arroz do que seja realmente este conceito subjetivo chamado vida.

Acredito que nascemos para simplesmente viver. É, passar em branco, deixar as coisas como estão, procurar simplesmente fazer parte da existência. Acho que seria o melhor a se fazer, uma vez que não temos o controle de nada e não podemos mover uma palha para mudar o ciclo natural das coisas.

Mas de vez em quando penso que alguma atividade seria importante. Qualquer coisa, nem que seja uma simples caminhada diária, para tirar o peso da consciência de sobre nós. Para chegarmos ao fim da vida, olhar para trás e ter a sensação de algo realizado, algo vivido. Os nossos netos perguntariam: vovô, o que o senhor fez da vida? e nós logo responderíamos: ah, meu querido, deixa eu te contar uma aventuras que fiz, caminhando por aí.

Mas quem sabe se ir mais além seria a melhor solução? Além de aventuras, procurássemos nos ligar à qualquer coisa, qualquer coisa mesmo. Que seja um amuleto, uma peça de mesa de jantar, um animal de estimação. Sabe o tipo da coisa que a gente faz só para não dizer que não passou batido? Pois é, um animal de estimação seria legal, assim, só pra ter uma companhia mesmo.

Existir seria tão mais fácil se nos voltássemos ao nosso umbigo e fizéssemos só aquilo que nos desse na telha. Mas aparentemente não é bem assim.

E os humanos? Ah, os humanos, tão esquecido neste texto, mas que são de fundamental importância para a existência de qualquer um. No fundo, no fundo, acredito que é com eles que devemos viver, não com cachorros, amuletos ou aventuras. Talvez se prestássemos um pouco mais de atenção veríamos que a existência teria um pouco mais de sentido e poderíamos nos entregar mais facilmente aos relacionamentos, aos amores, às famílias. Finalmente, concluo o texto com um pensamento que me veio à cabeça: se procuramos ser um pouco mais humanos, acabamos encontrando o sobrehumano.

Um comentário:

  1. Menos mau seria se as pessoas vivessem em função dos cachorros, amuletos ou aventuras a grande questão é que hoje as pessoas vivem em funçã do dinheiro, trabalho,ganânica e poder. "Adicionam anos a sua vida, mas não vida aos seus anos"

    Mas eu ainda acredito que é possível viver uma vida bem vivida!!! Com humanos, cachorros, amuletos e aventuras! =) Tudo na dose certa!!

    Bju Felipão

    ResponderExcluir