terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Vá à luta

15 de Dezembro de 2009. Faltam dezesseis dias para o fim do mundo, digo, para o fim do ano. A minha vontade de falar sobre esse assunto é maior do que a paciência de esperar até o dia 31.

Se fizermos uma retrospectiva do ano que passou, veremos que nada mudou drasticamente, nada foi tão importante que mereça ser lembrado como uma mudança, falando no âmbito geral, é claro.

Passamos por uma crise sem muitos problemas, nossas contas ficaram em dia, o Brasil é visto como um líder lá fora, empresas não param de ser inauguradas em nosso país. Até que isso foi bom, mas mudança mesmo, não houve.

Mas uma coisa pude perceber: se no âmbito da política e economia estamos do mesmo jeito, dentro da sociedade as alterações não param de acontecer, estamos mais ativos do que nunca. Vejo pessoas que lutam no seu dia-a-dia mesmo em dificuldades.

O povo brasileiro tem uma característica que me marca: um trabalhador daqui, quando perde o seu emprego, logo dá um jeito de sobreviver, vende bala na rua, cachorro-quente, faz acrobacias no sinal.

Sinceramente, eu nunca vi uma nação em que as pessoas tenham tanto senso de sobrevivência quanto a nossa. Parece que as dificuldades enfrentadas desde sempre fizeram com que aprendêssemos a nos virar, a darmos uma guinada quando tudo parece remar contra a maré.

Os exemplos estão aí, basta dar uma olhada nas pessoas que estão ao seu redor: pais, irmãos, amigos. Você mesmo, se hoje perdesse seu emprego, o que faria? Eu?! procuraria um novo emprego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário