quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Um lugar chamado casa

Segue texto que li na festa de ano novo aqui em casa, aproveitando que meus pais completaram 30 anos de casado dia 29 de Dezembro

Quero aproveitar o momento de ano novo para relembrar outra data importante vivida por nós neste ano de 2009. Meus pais completaram 30 anos de casado no dia 29 de Dezembro, firmando um compromisso selado quando eu e meus irmãos não éramos nem nascidos, quer dizer, pelo menos eu espero (risadas).
Desse tempo em que meus pais estão juntos eu vivi apenas vinte e seis anos, 113 dias e algumas horas. Tempo suficiente para aprender um conceito que me guardou, me guarda e tenho certeza de que me guardará para o resto de minha vida. Estou falando do conceito de casa.
Casa, para mim e meus irmãos, meus pais e agora os sobrinhos, é diferente da construção de pedras, tijolos e areia, muitas vezes passageira, um bem que se pode vender, trocar ou mesmo dar. A casa de que falo foi construída com o coração.
Casa para nós significou oração, joelhos dobrados perante Deus com o único objetivo de pedir orientação, direção para os filhos em suas jornadas, força para que tudo corresse da melhor maneira possível. Casa também representou renúncia, de uns para que outros pudessem ter seus sonhos realizados, seus projetos concretizados.
Quero pegar emprestado, se me é permitido, uma frase que ouço de minha mãe desde pequeno, e vem de minha avó Anisse. “Uns morrem para que outros possam viver”. E morte aqui não significa fim da existência, mas sacrifício em prol de outros. Meus pais foram esses, que não viveram outra coisa a não ser aquilo que imaginavam ser o melhor para os seus filhos. Decidiram e viveram o sacrifício, a renúncia, para que hoje eu, meus irmãos e os netos que vieram pudessem ter vida. Vida própria, liberdade, capacidade de decidir sobre os seus próprios caminhos, seus próprios rumos, seus próprios desejos.
Essa liberdade muitas vezes gerou dúvida em mim. Desde pequeno me perguntava: por quê meus pais nunca interferiram em um único plano que eu tive, em um único projeto, mesmo sabendo que poderia dar errado, que poderia não funcionar? Até que um dia, conversando com minha mãe, fiz essa mesma pergunta, e ela respondeu: eu vivo pela fé, meu filho.
Meus pais sempre souberam quem é o Deus que servem, e quão fiel é esse Deus. A resposta de minha mãe selou qualquer dúvida, qualquer medo, qualquer margem de desespero.
Esse é um dos significados de casa para nós. O valor desta palavra está também no fato de ser um local de descanso, um lugar de repouso. Casa é para onde nos voltamos depois de uma longa jornada, depois da fadiga, ou até mesmo depois da guerra.
É onde os feridos vem e recebem a cura, matam a fome. Durante esses anos, também aprendemos a voltar para casa, a guardar na lembrança esse lugar de descanso, onde o amor e a paz imperam e a tristeza nada mais é do que uma história passada, um conto de fadas.
Gosto de usar frases que de certa maneira resumem o sentimento que tenho. E uma das expressões que mais sintetizam o conceito de casa e como devemos guardar o nosso lar em nossos corações é uma música de James Taylor, chamada Enough to be on you way ou É suficiente estar no seu caminho. Ela diz: Casa, construa-a por trás de seus olhos, carregue-a em seu coração, segura e a salvo dentro de você.
A canção foi escrita depois que James Taylor perdeu um irmão. Mas, independentemente da história por trás dos versos, o significado de casa vale para todos nós, em qualquer momento ou contexto.
Como filho, e acredito falar em nome de todos os meus irmãos, meus cunhados lázaro, Rosana e Regiane, e meus sobrinhos, penso que enquanto houver um lugar chamado casa, enquanto houver um ambiente de descanso, enquanto pudermos olhar para dentro de nossos corações cansados e achar repouso em tudo o que você representaram para nós, pai e mãe, e estendo a fala para todas as famílias presentes aqui hoje; enquanto a casa estiver ali, nos esperando, vai fazer sentido sonhar, vai fazer sentido viajar dez mil quilômetros e voltar, vai fazer sentido construir.
E eu tenho a certeza e fé de que a casa vai continuar por mais trinta anos, com suas virtudes e defeitos, seus problemas e desafios, seus conflitos e soluções, pois nós sabemos sobre quem ela foi construída. A nossa rocha é Cristo e é ela quem sustenta o nosso lar até hoje. Pai, mãe, nós amamos vocês e, por mais que não confessemos, sabemos que ao final de tudo, da nossa jornada, do nosso trabalho, o lugar em que queremos estar é a nossa casa. Talvez nem sempre fisicamente, mas com os nossos corações.
Essa homenagem que faço aos meus pais tem tudo a ver com o que desejamos para todos nós nesse ano que se inicia, 2010. E como eu imagino que não há mais ninguém para chegar, talvez alguém que ganhou na mega-sena, desejo que em 2010 estejamos cada vez mais ligados e grudados àqueles que sempre se importam conosco, àqueles que sempre se preocupam, que estão lá sempre: nossa família.
E mais do que bênçãos, fortuna, 140 milhões na mega-sena, peçamos a Deus que a nossa família seja abençoada em sua essência, em seu amor, em sua paz. As minhas orações são para que não deixemos que o dia-a-dia turbulento nos tire do sossego, da paz que a casa representa.
Vejo muitos lares de amigos, conhecidos, gente que passa diariamente pelas nossas vidas, se transformarem em uma arena de leões, em uma selva, literalmente, simplesmente porque não entenderam que a casa é sagrada. Ninguém pode tocá-la ou transformá-la com jóias, riquezas passageiras.
A casa deve permanecer. E durante 26 anos eu tenho visto uma casa que continua, uma casa que cresce, uma casa que se espalha. Se eu perguntasse aos presentes, “quantos de vocês foram tocados ou tiveram as vidas transformadas simplesmente por ter visto o exemplo desse casal?” tenho certeza de que todos, absolutamente todos levantariam as mãos.
O que desejo para todos é que sigam o exemplo desse casal para o próximo ano, se lembrando que quem constrói a casa não somos nós, mas o Deus que vive em nós. Não é ouro ou pedra que nós, filhos, cunhados e netos, carregamos em nossos corações. Diferentemente, ouvimos diariamente o eco que ressoa constantemente das orações e do amor de meus pais. E o que temos recebido sempre por meio deles, é o que desejo para todos vocês, em 2010 e por toda a vida.
Deus abençoe a todos, feliz ano novo!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário